Fabylous: Uma questão de pele: Rosácea

Uma questão de pele: Rosácea

2/07/2012 09:52:00 da tarde

Olá a todos!

Venho falar sobre um problema de pele muitas vezes confundido com acne, que é a Rosácea.

Eu tenho rosácea há mais ou menos 4 anos. Eu sempre fui coradinha, mas por volta dos 19 anos começou-me a aparecer muitas borbulhas nas maçãs dos rosto, especialmente só de um lado da cara. Como nunca tive assim muitas borbulhas durante a adolescência pensei que fosse um efeito "atrasado" do acne que geralmente aparece quando somos mais novos, mas com o tempo foi piorando e eu notava que as borbulhas não tinham pus e eram só vermelhas. Havia alturas em que tinha muitas borbulhas e ficava muito vermelha e havia outras alturas em que não tinha borbulhas mas a vermelhidão mantinha-se.

Andei uns tempos assim até que fui à médica de família e ela me disse prontamente que era rosácea e receitou-me um creme. Eu punha o creme mas não sentia grande diferença. Foi então que fui a um dermatologista numa clínica privada e posso dizer que valeu o dinheiro. Confirmou-me o que a médica de família me tinha dito, que era rosácea, mas não ficou por aí. Explicou-me que piorava com o stress, com variações de muito calor ou muito frio, com a alimentação que tinha, com ingestão de bebidas alcoólicas e que tinha que ter muito cuidado para não me expor ao sol sem protector solar elevado na cara, especialmente aplicado na zona da rosácea. Para além de me receitar alguns cremes, receitou-me também um antibiótico, pois a rosácea gera bactérias e são elas que pioram tudo.

Tomei o antibiótico durante uns dois meses e voltei lá. Voltou-me a receitar antibióticos e um creme mais forte para a vermelhidão. Tomei o antibiótico por mais uns tempos e a minha pele ficou como nova. Entretanto nunca mais lá fui mas continuo com a rotina de cremes que ele me aconselhou.

Embora de tempos em tempos as crises de rosácea voltem e eu fique cheia de borbulhas, normalmente o que se nota é apenas uma vermelhidão mas eu encaro isso como uma forma de poupar no blush :) Desde que não tenha borbulhas está tudo bem! ;)

Com isto quero também dizer que vejo muitas meninas dos blogs com crises de acne e muitas delas não vão a dermatologistas e tentam "auto medicar-se". Embora isso possa melhorar a condição delas eu penso que a opinião de um bom profissional é sempre o melhor remédio. Obviamente que tem que ser um BOM médico e para isso tem que se ter sorte! Eu felizmente tive!

E agora para quem não sabe o que é rosácea aqui ficam umas imagens da minha pele quando está no seu pior e uns textos que retirei da net:



Podem ver que aqui estava cheia das tais "borbulhas vermelhas". Ainda passaram algumas semanas até conseguir livrar-me delas.Neste momento em termos de aspecto está muito melhor, ainda se notam as marcas mas já não tenho as borbulhas.


Rosácea - O que é?
A rosácea é uma doença crónica e frequente da pele que afecta sobretudo a face e que se caracteriza inicialmente por vermelhidão episódica e posteriormente por vermelhidão persistente e lesões inflamatórias.


Idade
Embora a rosácea possa manifestar-se pela primeira vez logo na adolescência, o mais frequente é que se inicie entre os 40 e os 50 anos.


Diferenças étnicas
A rosácea foi observada com maior frequência em doentes de pele clara, principalmente os tipos célticos da Europa setentrional, pelo que é conhecida popularmente como "a maldição dos celtas."
O que causa a rosácea?
Desconhece-se em grande medida a causa concreta da rosácea. Ao longo dos anos suspeitou-se da implicação de diversos factores no seu surgimento, mas em nenhum caso houve confirmação. Entre eles contam-se os seguintes:


Factores hereditários e ambientais
Alterações hormonais, como as da gravidez, a menstruação ou a pré-menopausa
Perturbações gastrointestinais, incluindo as associadas a uma bactéria denominada Helicobacter pylori.
Enxaquecas.
A presença de um ácaro denominado Demodex folliculorum
Além disso, vários factores relacionados com os hábitos de vida podem desencadear um surto em pessoas afectadas por rosácea. Qualquer destes factores desencadeantes pode agravar a rosácea, entre os quais se encontram os seguintes:


O calor, incluindo os banhos quentes, a sauna e as bebidas quentes.
A exposição à luz solar.
O stress emocional (devido à ira, à vergonha, etc.).
As bebidas alcoólicas (mesmo em pequenas quantidades).
O exercício físico.
Os alimentos condimentados.
O consumo de tabaco.


Texto retirado daqui.


A rosácea e a maquilhagem
Eu tenho sempre receio de usar produtos novos para a cara e tenho sempre atenção se estes não têm óleo, parabenos, perfume, álcool nem sabão. Eu para os cuidados de pele costumo usar os produtos da Yves Rocher e dou-me muito bem com eles. :) Quanto a maquilhagem tento sempre preferir produtos de marcas que tenham produtos específicos para peles sensíveis como a Clinique, Vichy e etc, mas também uso outras marcas sem problema. A única regra que tenho é colocar SEMPRE os cremes da rosácea antes de colocar tudo o resto. ;)

Peço desculpa pelo testamento, já há algum tempo que queria falar sobre isto e gostava de saber se algum de vocês já tinha ouvido falar, ou se sofre desta doença de pele.

Beijinhos,
Fabiana

You Might Also Like

25 comentários

  1. eu tenho rosácea, mas sem borbulhas :) fico mais com a pele seca na zona, mas melhorou bastante :)

    ResponderEliminar
  2. ao inicio fiz alguns que médicos me aconselharam mas não vi resultados, faziam-me arder a cara e cada dia estava pior..agora ando basicamente com cremes de farmácia vichy, avene, uriage e depois tenho um outro que é o meu salvador em dias críticos(que não me lembro do nome)!

    ResponderEliminar
  3. Pois se não estava a fazer efeito fizeste bem em parar.. :/
    A mim o que me fez mesmo bem foi mesmo o antibiótico e mais dia menos dia vou ter que ir outra vez ao médico porque tenho andado muito vermelha e com crises muito fortes :/
    Enfim é uma chatice!!
    E tu também poupas no blush ou nem por isso? ^_^

    ResponderEliminar
  4. Fabiana, será que me podias dizer o nome do teu dermatologista? Fico-te muito agradecida, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo dermatologista do Hospital dos Lusíadas, Dr. Menezes Brandão
      contacto 800201000

      Eliminar
    2. Recomendo dermatologista do Hospital dos Lusíadas, Dr. Menezes Brandão
      contacto 800201000

      Eliminar
  5. Que creme você usa para rosácea?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu uso dois, um que se chama synchrorose fast para a vermelhidão e outra pomada que se chama Metroderme que ajuda também com rosácea e com acne.

      Eliminar
    2. Oi Fabiana, Tudo bem ?!
      Também tenho rosácea e sofro um bocado por isso... :-(
      Mas eu queria saber como você usa esses cremes ?! Em que ordem ?! Eu uso anti rouges fort da Avene. Eu também uso muita maquiagem por causa da rosácea, você disse que antes da maquiagem você usa um creme para rosácea, qual você usa ?!

      Obrigada, beijos !!!

      Eliminar
  6. Fabiana Moura, poderia me dizer o nome do antibiotico que voce toma ou tomava ? estou em desespero e dermatologista só tem previsão de atendimento pra setembro. obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O antibiótico era o Actidox 100 mg. Comigo resultou mas o melhor mesmo é ires a um dermatologista que te receite o que é melhor para o teu caso. Bjs*

      Eliminar
    2. Recomendo dermatologista do Hospital dos Lusíadas, Dr. Menezes Brandão
      contacto 800201000

      Eliminar
  7. Olá
    Estou com um surto terrível penso que é rosacea, usei o creme rosiced que é á base de metronidazol, mas não sei que creme hidratante hei-de usar durante o dia.
    Pode dar-me o nome do dermatologista?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá o meu dermatologista é o Dr. Rui Mendonça da Clinica Europa em Carcavelos, Cascais. Bjs*

      Eliminar
    2. Recomendo dermatologista do Hospital dos Lusíadas, Dr. Menezes Brandão
      contacto 800201000

      Eliminar
  8. Também sofro com isto no meu caso só melhorou com antibiótico tetralysal e creme rosaliac ar da la roche e filtro solar anthelios 60 la roche ...isto tudo para amenizar um pouco a vermelhidão..precisei ir em mais de 3 dermatologistas para descobrirem do que se tratava..ainda percebo a dificuldade que temos em tratar deste nosso problema. Boa noite! Bjos.

    ResponderEliminar
  9. Há + ou - 4 anos fui diagnosticada com rosácea e usei antibiótico por 1 ano. Busquei dermatologistas até encontrar um que receitasse algo que realmente fizesse diferença no meu rosto. Estou usando sabonete epidrat sensi, filtro solar Anthelios AC FPS 40 Fluído e uma pomadinha maravilhosa chamada protopic 0,1%.As vezes ainda tenho crise mas minha rosácea agora está bem controlada.

    ResponderEliminar
  10. Olá, há uns 2 anos começei a ficar com a cara com pequenas borbulhinhas todas muito juntas que deixavam marca e ficava com a pele vermelha, parecia ate que a minha pele estava queimada, fui a varios médicos todos me diziam que era uma infecção qualquer e receitaram-me cortizona mas nao fazia muito resultado, no entanto decidi ir a um dermatologista e foi a minha salvação, disse que eu tinha uma rosacea inflamada receitoume uns cremes e unc comprimidos e passado algum tempo a minha pele estava perfeita. No entanto agora começaram-me a aparecer umas borbulhas maiores sem pus que pareciam como que caroços pequenos que doiam e que deixavam marcas vermelhas e pensei ser acne e nada de cremes resultou so piorava ,ate que andei a pesquizar e descobri que era normal da rosacea e decidi voltar a usar o pouco do creme rosiced que tinha ainda e felizmente esta a passar de novo já nao esta tao vermelho, espero que as marcas passem e que isto tudo desapareça outra ver. bjs

    ResponderEliminar
  11. ola ,eu tenho rosácea á cerca de 3 anos e como sou morena nunca pensei ser possível, mas é, foi a um dermatologista que me receitou Metroderme * Pandel e mais uns cremes hidratantes no final do verão e com todos esses cuidados estava sem sobrancelhas, liguei ao dermatologista e ele foi "malcriado" dizendo que não tinha nada a ver com os cremes. Agora que chegou o calor estou novamente com o mesmo problema e não sei o que fazer bj

    ResponderEliminar
  12. Tema muito interessante :)

    Sílvia Caseiro

    ResponderEliminar
  13. Olá! Descobri que tenho rosácea à dois anos e desde então já sofri horrores, e agora estou numa fase mais controlada. Não posso comer nada condimentado, nem com álcool, cevada, frutos do mar, peixe, e maquiagem, apenas rímel e lápis. O único medicamento que resolve para mim é o TETRALYSAL 300 mgr, protetor da La Roche e uma base para o rosto com cor que se chama TOLERIANE, da La Roche tbm, mas não tenho encontrado mais. E no ,mais é cuidar. Nada de sol, nem bebidas alcóolicas, nem comidas picantes. É cuidado para o resto da vida.

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho rosácea mais sem borbulhas...eu estou muito melhor! Eu usei uma pomada á base de metronidazol!

    ResponderEliminar
  15. Recomendo que leiam com atenção os comentários da Fabiana, que dá bons conselhos sobre como lidar com este problema.
    Comigo resultou bem o tratamento com o antibiótico, com melhorias visíveis durante 2 ou 3 anos.
    Seguidamente, uso e recomendo o Metroderme, por baixo de qualquer maquilhagem de qualidade, nada de ir ao chinês. Uso Oriflame e o efeito é muito bom!

    ResponderEliminar
  16. Felizmente não tenho rosácea, mas conheço amigas que têm e vivem a lutar contra esse problema :/

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão bem-vindos! :)